Você sabia que 80% das Lesões de Plexo Braquial são decorrentes de acidentes de Moto?
A Lesão do Plexo Braquial é mais comumente provocada por estiramento, e em casos de acidentes de moto, seu mecanismo reflete a grande exposição do condutor no momento do impacto, seja indo de encontro com outro veículo ou com a própria via pública, e as manobras que ele usa para não ser projetado do veículo ou se proteger do impacto propriamente dito.
No geral, o quadro pode ser reversível, mas muitos ocasionam incapacidades graves ou permanentes. Este tipo de lesão pode deixar sequelas que prejudicam o desempenho do indivíduo em vários aspectos, como o social e econômico, limitando-o em suas atividades de vida, o que poderá acarretar em exclusão social.
Caso tenha passado por algum trauma afetando a região do ombro, pescoço, braço, mão e observar algum dos sinais abaixo no seu braço e/ou mão, procure, assim que possível, orientação médica para um exame completo:
📍Fraqueza ou falta de controle dos movimentos;
📍Dedos, punho, cotovelo e ombro flácidos ou paralisados;
📍Alterações da sensibilidade, tais como formigamento, dormência, sensação de choques e dor, ou falta de sensibilidade.
📍Inchaço, aumento ou diminuição do suor.
Os sinais e sintomas dependerão do local, tipo e gravidade da lesão.
No exame avalia-se a história do trauma e as queixas do paciente. É realizada também a avaliação física mensalmente, onde, através de testes específicos, serão examinados a força (os movimentos) e a sensibilidade.
A Consulta com o especialista de nervos periféricos é a ferramenta mais indicada para identificar lesões deste tipo bem como acompanhar sua evolução com a realização de fisioterapia específica. Tudo isso evita a necessidade de um procedimento cirúrgico ou indica a realização de um procedimento no tempo correto para se obter um melhor resultado.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811