Médico Especialista para Compressão do Nervo Fibular

Com o objetivo de unir atendimento humanizado, transparência médica e tecnologia de ponta, o Dr. Thomas Marcolini, médico especialista com ênfase em compressão no nervo fibular, proporciona tratamentos seguros, precisos e eficazes a pacientes com pé caído.

Entre em contato

Dr. Thomas Marcolini - Médico especialista com ênfase em Compressão do Nervo fibular e Pé Caído.

O Dr. Thomas Marcolini, especialista neurocirurgião com ênfase em compressão do nervo fibular e pé caído, é graduado médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial É também Preceptor da Residência de Neurocirurgia do Hospital Mackenzie e Membro da corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças, Hospital N. Sra. do Pilar Curitiba/PR. Já palestrou em diversos países e hoje é referência nacional no assunto de nervos periféricos e pé caído.

O que é Compressão do nervo fibular?

A compressão do nervo fibular ocorre por uma compressão dos tecidos ao seu redor pois esse nervo passa em contato íntimo com o osso da fibula. O paciente pode desenvolver essa patologia sem qualquer acidente relacionado. Você nota a perda de força (quando começa a tropeçar) e perda da sensibilidade na região lateral da perna e superior do pé. Ao tentar caminhar, é preciso jogar o quadril e levantar a perna para o pé não arrastar no chão.

Médico Especialista em Compressão do Nervo Fibular
Quais são os sintomas da Compressão do nervo fibular?

Quais são os sintomas da Compressão do nervo fibular?

Os principais sintomas da compressão no nervo fibular estão ligados a:


  • Incapacidade de levantar o pé e dedos para cima (perda da dorsiflexão do pé);
  • Dor, fraqueza ou dormência afetando a perna, tornozelo e parte superior do pé;
  • Perda da capacidade de mover o pé para fora (eversão);
  • Ao caminhar é preciso manter o joelho mais alto do que o normal para jogar o pé para frente (também chamada de marcha do pé caído/pé equino);



Quais as causas da Compressão do nervo fibular(pé caído)?

As principais causas da compressão no nervo fibular estão relacionadas com perda de peso rápida, tempo longo de permanência em UTI. Além desses, fatores traumáticos também podem estar presentes como luxação do joelho, fratura de joelho ou perna, cirurgia de substituição do joelho ou quadril, compressão do nervo fibular por um tumor da bainha do nervo ou cistos.

Como é feito o diagnóstico da neuropatia do fibular?

Para diagnosticar com precisão a compressão do nervo fibular, o médico especialista fará um estudo do histórico médico, unindo sintomas apresentados e resultados de alguns exames como, eletroneuromiografia. Através da exclusão de outros diagnósticos podemos confirmar o problema e traçar o melhor plano para tratamento. Nossa equipe consta com bons especialistas para realizar esses exames pela familiaridade com o grande número de casos que recebemos de todo o Brasil.

Como é feito o diagnóstico da neuropatia do fibular?
Como evitar a Compressão do nervo fibular?

Como evitar a Compressão do nervo fibular?

Para evitar a compressão do nervo fibular as recomendações médicas são:


  • Evitar cruzar as pernas;
  • Evitar trabalhar ajoelhado; 
  • Evitar o uso de meias elásticas ou gesso muito apertados na região do joelho.


Tratamento para Compressão do nervo fibular?

Procedimento para tratar a compressão do nervo fibular.

O tratamento para compressão do nervo fibular varia de acordo com a causa e o grau de complexidade e comprometimento da patologia. Em casos de baixa complexidade, o tratamento conservador é suficiente para tratar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. No caso de pacientes com perda de força importante, perda de sensibilidade e dor refratária o paciente pode ser submetido a uma microcirurgia para descompressão do nervo fibular e preservação da função do pé.

O que oferecemos no tratamento para compressão do nervo fibular?

O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados em patologias do nervo fibular. Recebemos pacientes de todo o Brasil e temos dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos. Com foco em técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.

"O mais importante é oferecer a qualidade de vida que você merece após a lesão do nervo fibular. Espero que essas informações tenham lhe ajudado de alguma forma. Esperamos também, poder lhe ajudar através dos nossos serviços médicos, sinta-se acolhido! Em caso de dúvidas ou caso queira uma avaliação, fique a vontade para agendar conosco." - Dr. Thomas Marcolini.


Dedicação exclusiva a patologias de Nervos Periféricos

O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, é altamente qualificado, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos. Busca restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.


Minha missão é oferecer o melhor cuidado possível, aliando excelência técnica e acolhimento. Dessa forma, busco garantir a satisfação e o bem-estar de cada paciente que confia a mim a responsabilidade de cuidar de sua saúde e qualidade de vida.

Agendar Consulta
Share by: