O médico para Schwannoma e Tumores de bainha dos nervos periféricos no Brasil é o Dr. Thomas Marcolini. O especialista se dedica exclusivamente para o tratamentos de patologias e lesões que acometem o nervo e a bainha do nervo periférico.
O Dr. Thomas Marcolini é o médico especialista neurocirurgião com ênfase em Schwannoma e tumores da bainha dos nervos periféricos. O especialista é formado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente da cirurgia de Nervos Periféricos no Brasil. Coordena a Especialidade de Nervos Periféricos e Plexo Braquial, Preceptor da Residência de Neurocirurgia Hospital Universitário Mackenzie. Além de ser Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos melhores hospitais de Curitiba.
Já palestrou em diversos países atualmente é referência nacional no assunto.
Entenda no vídeo acima qual é o médico especialista para tumor da bainha do nervo. O cirurgião especialista para Schwannomas e Neurofibromas.
Os Schwannomas ou Tumores da bainha dos nervos periféricos, são tumores beningnos. Podem não apresentar sintoma e serem percebidos como uma massa palpável causando extremo desconforto e ansiedade. Em alguns casos você pode sentir dor do tipo choque e queimação, além de perda de força do membro afetado. A neurofibromatose é uma síndrome muitas vezes associada a esse tipo de lesão.
Os schwannomas são tumores benignos, geralmente solitários. Nossa equipe realiza a cirurgia da maneira mais segura possível, por tratar-se de uma lesão não invasiva, o foco é preservar a função do nervo e sua qualidade de vida.
O neurofibroma é um tumor benigno comumente presente em pacientes que foram acometidos pela neurofibromatose tipo 1 (NF1), uma doença genética rara. Em geral, os portadores desse tipo de tumor são adultos e adolescentes.
O perineuroma também chamado de tumor perineural intraneural, é um tumor benigno raro que está localizado dentro de um único nervo que cresce, mas geralmente não se repete ou metastatiza. Essas lesões consistem apenas em células perineurais clonadas de uma única célula.
O ganglioneuroma (GN) é um tumor benigno raro, de crescimento lento, que se origina no sistema nervoso simpático e consiste em células ganglionares maduras em uma rica matriz conectiva.
Um tumor desmoide é um tumor benigno, mas localmente agressivo, que invade órgãos ou tecidos adjacentes. Geralmente não metastatiza, mas por ser agressivo, pode causar uma série de problemas aos pacientes ao longo do tempo.
O tumor da bainha nervo periférico, é um nome dado a um tumor que nasceu da "capa" do nervo e ainda não possui diagnóstico do patologista de Schwannoma ou Neurofibroma. O Dr. Thomas Marcolini é um especialista para esse tipo de lesão.
Os principais sintomas de Schwannomas e Tumores do nervo periférico se desenvolvem a partir da compressão direta desse nervo ou das estruturas ao seu redor, sendo eles:
Não há uma única causa do porquê dos tumores de nervos periféricos se desenvolverem. Contudo, há indicativos de que alguns estão ligados a síndromes hereditárias conhecidas, como neurofibromatose (tipos 1 e 2), schwannomatose, ou gene com alteração.
Os principais fatores de risco dos tumores da bainha do Nervo Periféricos incluem o histórico de tratamento por radioterapia recente. Se o paciente foi exposto à radiação por um longo período de repetição, o paciente corre um risco maior de desenvolver tumores nos nervos periféricos. Além disso síndromes como a Neurofibromatose aumentam muito o risco. Lembre-se grande parte dos Schwannomas surgem sem fatores de risco.
É o exame de escolha para detalhar as característica desse tipo de tumor. Temos parcerias com clínicas de radiologia especializada para oferecer a melhor avaliação e melhor planejamento cirúrgico.
Inclusive com a ressonância magnética de 3 Tesla.
Durante o teste de eletroneuromiografia, o especialista utiliza pequenas agulhas para que um instrumento de eletromiografia possa registrar a atividade elétrica em seu músculo enquanto você tenta movê-lo, verificando possíveis danos causados ao nervo.
Nossa equipe conta com locais para realização de ultrassonografia com experiência nesse tipo de lesão. As vantagens do ultrassom é que o exame é rápido, indolor, de baixo custo e pode auxiliar no diagnóstico e tratamento, principalmente aos pacientes que possuem claustrofobia e dificuldade de realizar a ressonância.
O tratamento para tumores de nervos periféricos comumente é feito através da microcirurgia para remoção completa da lesão. O neurocirurgião especialista em nervos periféricos é o profissional capacitado para remoção microcirúrgica, preservando as fibras motoras e sensitivas do seu nervo. Através do uso de lupa e microscópio cirúrgico, bem como neuroestimulação para identificar as fibras nervosas a serem preservadas.
Neuromonitorização, também chamada de monitorização neurofisiológica, proporciona acompanhamento em tempo real da atividade elétrica nervosa durante o procedimento.
Com um microscópio de última geração com imagem em 3D, o especialista em cirurgias minimamente invasivas realiza o procedimento com maior precisão e agilidade.
A cirurgia é realizada com o auxílio de uma lupa microcirúrgica, do início ao fim do procedimento. Isso permite que cada tecido seja visto com um tamanho e detalhe muito mais elevado que o normal.
O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini possui dedicação exclusiva ao tratamento de patologias e lesões que acometem os nervos periféricos. O objetivo do especialista é proporcionar tratamento preciso e eficaz para as patologias, através de procedimentos minimamente invasivos e atendimento humanizado.
Minha missão é oferecer o melhor cuidado possível, aliando excelência técnica e acolhimento. Dessa forma, busco garantir a satisfação e o bem-estar de cada paciente que confia a mim a responsabilidade de cuidar de sua saúde e qualidade de vida.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811