Referência em atendimento humanizado e infraestrutura hospitalar de ponta, o médico especialista com ênfase em paralisia facial no Brasil, Dr. Thomas Marcolini, realiza tratamento especializado para pacientes que sofrem com a patologia.
O Dr. Thomas Marcolini, médico especialista neurocirurgião com ênfase em paralisia facial, é graduado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, uma das principais universidades de medicina do país. Em 2015 realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial, a especialização foi realizada no Hospital das Clínicas José de San Martín – Universidade de Buenos Aires. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial, Preceptor da Residência de Neurocirurgia Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e como Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças - Curitiba/PR e Hospital N. Sra. do Pilar - Curitiba/PR. Já palestrou em diversos países atualmente é referência nacional no assunto cirurgia de Nervo Facial.
A paralisia facial é caracterizada pela perda do movimento voluntário nos músculos e nervos do seu rosto. Pacientes afetados por esta condição, não conseguem movimentar suas sobrancelhas, lábios ou outros músculos da face. A paralisia facial pode interferir não só na qualidade de vida do paciente, mas também na fala, deglutição, o que pode prejudicar a autoestima e a autoconfiança.
A paralisia facial pode apresentar sintomas como, dor no rosto, dificuldade para piscar e fechar os olhos, desvio da rima labial, dificuldade de pronúncia das palavras e dificuldade para engolir. Casos mais graves ocorre perda de saliva, acúmulo de comida na boca, fique atento!
A paralisia facial possui diversas causas!! Como a paralisia de Bell, um tipo de paralisia súbita causada por vírus ou sem causa aparente. No entanto, há danos por lacerações, fraturas do crânio, tumores cerebrais ou tumores das glândulas salivares, cirurgia usada para tratar tumores, radiação usada no tratamento de tumores e AVC.
“Não espere para tratar a lesão nervosa, pois o tempo importa muito.”
O diagnóstico de paralisia facial é concluído pelo especialista, após uma criteriosa avaliação médica que irá avaliar o estado do paciente e resultados de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, além dos resultados de testes como eletrodiagnóstico (eletroneurografia), que pode ajudar a determinar a probabilidade de recuperação.
O tratamento para paralisia facial é realizado de acordo com a causa e o grau de comprometimento da lesão, que será determinante para o método de tratamento a ser definido.
Se um nervo facial for cortado, pode ser possível reparar as pontas e permitir que o nervo se regenere. Se uma parte grande do nervo for removida, como resultado de uma lesão ou cirurgia para tratar um tumor, o nervo pode precisar ser substituído por um enxerto de nervo.
Em alguns casos, o nervo facial do lado afetado não pode ser reparado após uma lesão ou cirurgia do tumor. Em casos selecionados, um enxerto de nervo do lado do outro lado do rosto pode ser utilizado na cirurgia.
Esse tipo de transferência acontece onde não é possível reconstrução diretamente no nervo facial, pois sua lesão ocorreu mais internamento no crânio. Pegamos um pedaço do nervo da língua para reconstruir e inervar a musculatura da face.
Semelhante ao hipoglosso facial, utilizamos em casos onde não há possibilidade de utilização do nervo facial proximalmente pois ele foi lesionado internamento ao crânio. Utilizo o ramo do masseter na face para reinervar principalmente o ramo bucal do nervo facial. Nada se perde utilizando esse nervo.
A transferência muscular funcional usa um músculo da perna, o músculo grácil, para substituir os músculos necessários para sorrir. Muitos músculos desempenham a mesma função que o grácil e os pacientes podem andar e correr normalmente após sua remoção.
Os especialistas com foco em nervos periféricos e nervo facial que integram a equipe do Dr. Thomas Marcolini, oferecem tratamento especializado para a paralisia facial. A equipe une expertise profissional e tecnologia de ponta para proporcionar resultados precisos e eficazes.
O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos, que buscam restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811