Dr. Thomas Marcolini - Neurocirurgião
Thomas Marcolini, Cornélio Procópio, 1996.
Nasci em 1990, em Londrina – Paraná, passei grande parte da minha infância em uma pequena cidade chamada Cornélio Procópio. Filho de pais cristãos, estudei em um colégio católico até o ensino médio.
1990-2007.
No último ano do ensino médio, mudei-me para Londrina para iniciar os estudos preparatórios para realizar meu sonho de cursar medicina. Fui influenciado por dois amigos que eram filhos de pais médicos e hoje continuam sendo meus amigos e colegas de trabalho. Após um ano de cursinho, com o grande apoio dos meus pais, tive o prazer de ser aprovado no vestibular na cidade de Blumenau – SC.
2007-2008
Tenho orgulho de ter cursado medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). A cidade possui uma cultura alemã forte, é extremamente limpa e organizada. Possui diversos hospitais de excelência com boa dedicação ao ensino e aprendizado de seus alunos.
Realizei o meu estágio no internato (últimos dois anos da faculdade) na área de neurocirurgia. Já na primeira semana tive certeza absoluta que era isso o que faria da minha vida. Lidar com vidas, momentos de crise e desafios são o que me encantam e dão sentido ao meu trabalho.
Após ter certeza da neurocirurgia estudei como nunca para passar na prova de residência. Fui aprovado em 5 hospitais, visitei todos os serviços pessoalmente e escolhi o Hospital Evangélico de Curitiba para ser minha escola na especialidade. Com um volume cirúrgico grande e ótimos professores tenho orgulho da minha formação. Tanto é que ao terminar minha residência recebi o convite para permanecer na equipe de neurocirurgia do hospital, tendo como colegas aqueles mestres que foram meus professores em Curitiba.
Temos o conhecimento que você precisa.
Durante sua residência médica, eu tinha um hobby inusitado: treinar cirurgias de nervos periféricos em casa com a ajuda de um microscópio! Enquanto outros aproveitavam o tempo livre de maneira mais convencional, eu me dedicava a aprimorar minhas habilidades cirúrgicas, levando o ditado "a prática leva à perfeição" muito a sério.
Essa paixão peculiar pelo microscópio e o treinamento fora do comum fizeram com que eu me tornasse um profissional diferenciado e melhor no que faço. Afinal, minha dedicação intensa e meu empenho em dissecar os segredos da neurocirurgia com as próprias mãos mostram que, no final das contas, são exatamente essas peculiaridades que nos tornam profissionais diferenciados e melhores no que fazemos.
Apaixonado pela microcirurgia, tenho um microscópio de laboratório em casa o qual adquiri no segundo ano de residência e realizo meu aprimoramento até hoje. A microcirurgia bem realizada leva a um resultado satisfatório e faz o neurocirurgião feliz. Levo a técnica cirúrgica e o amor pelo treinamento em laboratório sempre comigo.
Realizei diversos cursos/estágios em hospitais que me encantaram. Um deles é demonstrado na imagem abaixo, onde passei um tempo no laboratório de anatomia no Hospital Beneficiência Portuguesa, SP. Aprendi muito sobre microcirurgia e fiz bons amigos.
No último ano da residência tive a oportunidade de realizar meu Fellowship na área de cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial “José de San Martín” – Hospital de Clinicas. Permaneci ao lado do mestre Dr. Mariano Sokolovsky – Chefe da cadeira mundial de nervos periféricos e um ser humano incrível. O serviço o qual acompanhei é enorme, drena todos os pacientes de todo o país para a mão de quatro excelentes neurocirurgiões que dedicam-se exclusivamente a especialidade de nervos periféricos. A quantidade de pessoas que passavam por aquele hospital era inimaginável e me inspiraram para retornar a Curitiba e construir algo semelhante.
Tudo aconteceu rápido: mal me dei conta e já estava compartilhando meu conhecimento em congressos internacionais, ministrando aulas e colaborando com outros especialistas renomados. Essas experiências enriquecedoras me proporcionaram a oportunidade de aprender ainda mais e aprimorar minhas habilidades no tratamento de pacientes com lesão de nervos periféricos.
Apesar de ser considerado uma referência na área, prezo pela humildade e pelo acolhimento aos meus pacientes. Entendo que cada pessoa é única e merece ser tratada com empatia, compreensão e respeito. Acredito que o relacionamento próximo e humano é fundamental para que os pacientes se sintam seguros e apoiados durante todo o processo de tratamento.
Para o médico, ensinar é uma das maiores realizações profissionais. Compartilhar conhecimento e experiências com colegas de profissão permite a troca de saberes e o crescimento mútuo. O prazer em ensinar está presente em cada oportunidade de orientar e contribuir para o desenvolvimento de outros profissionais.
Uma memória marcante dessa satisfação em ensinar é uma foto tirada na Cidade do México em 2022, durante um encontro de especialistas em neurocirurgia. Nesta imagem, estou ensinando dois colegas a realizar o acesso aos nervos do plexo braquial, um procedimento fundamental para o tratamento de lesões nessa região. Com expressões de atenção e seriedade, os médicos participantes demonstram seu interesse em aprender e aprimorar suas habilidades.
Desde então acordo de manhã com o plano de poder ajudar pessoas com problemas em seus nervos. Amo muito o que eu faço e tenho prazer em poder exercer a minha profissão. Esse texto foi escrito por mim e são minhas mais sinceras palavras. Caso tenha alguma dúvida, segue abaixo meu currículo resumido e todas as informações que você necessitar em relação ao meu trabalho estão nesse site. Muito obrigado!
Presente….
• Neurocirurgião formado pelo Hospital Mackenzie de Curitiba.
• Fellowship em Cirurgia de Nervos Periféricos pelo Hospital de Clínicas “José de San Martín” – Universidade de Buenos Aires.
– Coordenador da Especialidade de Nervos Periféricos e Plexo Braquial do Hospital Mackenzie.
– Preceptor da residência de Neurocirurgia e membro do corpo clínico do Hospital Mackenzie.
• Neurocirurgião membro do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças – Curitiba/PR.
• Neurocirurgião membro do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora do Pilar.
• Neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
• Neurocirurgião palestrante internacional.
Hospital Pilar
Av. Desembargador Hugo Simas, 322 - Bom Retiro, Curitiba - PR, 80520-250
Centro Médico Hospital Nossa Senhora das Graças
R. Alcídes Munhoz, 433, Mercês, Curitiba - PR
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811