O médico especialista com ênfase em pé caído, Dr. Thomas Marcolini, é neurocirurgião especialista para nervos periféricos. Referência humanização e grande expertise profissional, o médico especialista é ideal para cuidar da saúde da sua família.
O Dr. Thomas Marcolini, médico especialista neurocirurgião para lesões de nervo ciático (pé caído), é formado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, uma das principais universidades de medicina do país. Em 2015 realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da equipe de neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial, a especialização foi realizada no Hospital das Clínicas José de San Martín – Universidade de Buenos Aires. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial, Preceptor da Residência de Neurocirurgia e como Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. do Pilar, Hospital N. Sra. das Graças - Curitiba/PR. É membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Já palestrou em diversos países e é referência nacional no assunto de nervos periféricos.
A síndrome do pé caído é um termo usado para descrever a dificuldade de levantar a frente do pé. A incapacidade de dorsiflexão do pé, leva o paciente a tropeçar ao caminhar, além de ter que jogar o quadril e a perna para cima ao dar um passo.
Os principais sintomas de pé caído são a perda de força da região anterior do pé, perda de sensibilidade e formigamento em pé e perna, além da necessidade de impulsionar o pé para frente para se locomover. Com o tempo isso gera problemas de joelho e quadril, com dor crônica e artrose.
As principais causas de pé caído incluem a:
Os pacientes podem sofrer queda do pé após uma lesão traumática. Isso pode resultar em lesões diretas nos nervos, músculos ou tendões envolvidos no movimento do pé. Estava jogando futebol teve uma contusão no joelho e acabou com perda de força do pé? História comum!!!
O tratamento para pé caído varia de acordo com o grau de complexidade da síndrome, tempo de lesão e a causa da lesão. Lesões mais leves, podemos usar somente órtese e fisioterapia. Lesões mais graves podemos realizar a cirurgia do nervo com ou sem abordagem do tendão junto.
O tratamento não cirúrgico inicial, envolve o uso de uma órtese padrão ou customizada chamada OTP (Órtese de Tornozelo e Pé), que ajuda a melhorar a posição do pé enquanto a pessoa está caminhando. A descompressão e reconstrução nervosa precoce apresenta melhores resultados nos casos mais graves.
O procedimento cirúrgico para o pé caído, pode ser desde uma abordagem do nervo, até uma transferência de tendão. A transferência de tendão é um procedimento no qual um tendão é transferido de uma parte do pé para outra a fim de substituir a função muscular ausente. Após essa cirurgia você ainda poderá pisar para caminhar.
O principal benefício da cirurgia de pé caído é a melhora da mobilidade, permitindo o retorno às atividades com menor dificuldade para caminhar. Esta cirurgia melhora a qualidade de vida do paciente, tanto mental quanto fisicamente. Entenda aqui que não é voltar 100%, cada organismo apresenta um grau de recuperação diferente!
Após a transferência de tendão, seu tornozelo é colocado em uma tala na sala de cirurgia para manter a posição do pé e tornozelo e proteger o tendão recém-transferido. O pé ficará com uma tala por cerca de quatro semanas. O paciente não deve sustentar o peso na perna durante esse período. Você deve caminhar usando muletas. Assim que o gesso for removido, você poderá caminhar e iniciar a fisioterapia para retreinar o tendão em sua nova posição.
Oferecemos tratamento realizado por um especialista com ênfase em pé caído o qual já realizou mais de 100 cirurgias em pacientes com esse problema. Dr. Thomas Marcolini oferece tratamento especializado para lesões de nervos periféricos. A equipe une expertise profissional e tecnologia de ponta para proporcionar resultados precisos e eficazes.
O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos, que buscam restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.
Minha missão é oferecer o melhor cuidado possível, aliando excelência técnica e acolhimento. Dessa forma, busco garantir a satisfação e o bem-estar de cada paciente que confia a mim a responsabilidade de cuidar de sua saúde e qualidade de vida.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811