O Dr. Thomas Marcolini é neurocirurgião especialista com foco em síndrome do túnel do carpo em Curitiba. Com atendimento humanizado, tecnologia de ponta e grande expertise profissional, o médico oferece tratamento avançado para a patologia.
O Dr. Thomas Marcolini é Especialista em Neurocirurgia com foco em Síndrome do Túnel do Carpo. Formado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, uma das principais universidades de medicina do país. Em 2015 realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Evangélico de Curitiba, onde foi convidado a se tornar membro da equipe de neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Fellowship (programa de complementação especializada) onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial, a especialização foi realizada no Hospital das Clínicas José de San Martín – Universidade de Buenos Aires. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial, Preceptor da Residência de Neurocirurgia Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e como Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças e Hospital N. Sra. do Pilar - Curitiba/PR.
Já palestrou em diversos países sobre cirurgia de Nervos Periféricos. Atualmente é referência nacional no assunto.
A síndrome do túnel do carpo ocorre devido a compressão do nervo mediano que passa em um espaço apertado entre tendões e ligamentos na região do punho. A compressão frequentemente piora a noite e muitas vezes após movimentos repetitivos, como tocar um instrumento musical, cozinhar ou digitar.
Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são dificuldade de dormir devido aos formigamentos nas mãos e no punho. Ter que acordar e movimentar as mãos para aliviar os sintomas é uma queixa muito frequente. A sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio. Com a piora da compressão, a dor passa a surgir durante o dia e ser refratária. Perda de força da mão é um sinal de alerta!
As causas de Síndrome do Túnel do Carpo são:
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é comumente realizado a partir da história clínica, exame físico e de imagem como o ultrassom e a ressonância magnética. O principal exame físico para o diagnóstico da doença é o teste de Tinel. No teste de Tinel é feita uma percussão sobre a região do nervo mediano, que resulta em choques em direção aos dedos.
Em caso de pacientes que apresentam apenas sintomas a noite, sem perda de força ou sensibilidade, que não afetam a sua qualidade de vida, o tratamento pode ser realizado através do método conservador. Com uso de talas, suspensão das atividades repetitivas e uso de analgésicos.
A Cirurgia do túnel do carpo é realizada através da lupa microcirúrgica, onde será liberado o ligamento transverso do carpo. Isso abre o túnel e alivia a pressão do nervo mediano. O procedimento dura cerca de 30 minutos, é realizado através de sedação com anestesia local. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia. A mão fica livre para movimentar o punho e os dedos.
A cirurgia para síndrome do túnel do carpo é recomendada para pacientes que apresentam casos de alta complexidade, como dor que não melhora mesmo com órtese e medicações. Além disso, que apresentam perda de sensibilidade e perda de força da mão. Fique atento, esses são sinais de alerta e quanto mais precoce a cirurgia, melhor o resultado!
A recuperação envolve cuidados com curativos. Quanto menor o grau de lesão, mais precoce é o alívio dos sintomas. Portanto, realizar a cirurgia em estágios precoces da síndrome, resulta em prognósticos mais positivos. Se o nervo foi comprimido por um longo período, a recuperação pode levar mais tempo.
A síndrome do túnel do carpo deve ser tratada da maneira correta pelo especialista habilitado. Quanto mais precoce o tratamento melhores os resultados e da sua qualidade de vida. Se você tem dores que não melhoram, não consegue dormir, está perdendo a força da mão. Procure um especialista imediatamente, ou entre em contato conosco! Oferecemos um especialista que se dedica exclusivamente para o tratamento de nervos periféricos.
A cirurgia para síndrome do túnel do carpo é realizada pelo especialista com ênfase em nervos periféricos, Dr. Thomas Marcolini, que visa liberar o nervo e manter a mobilidade do mesmo, através de métodos minimamente invasivos com equipamentos de alta tecnologia, que resultam em procedimentos precisos e eficazes.
O período pós operatório da síndrome do túnel do carpo será iniciado com o uso de um curativo no punho por 2 semanas. Sempre com os dedos livres para movimentação para prevenir rigidez. A dor leve após a cirurgia será controlada com medicamentos prescritos antes da alta hospitalar. O período de recuperação total pode levar de alguns dias a algumas semanas.
Para realizar seu procedimento com precisão e eficiência, realizamos a cirurgia para síndrome do túnel do carpo com equipamentos de alta tecnologia, buscamos unir experiência profissional com tecnologia e humanização.
O Neurocirurgião Dr. Thomas Marcolini possui dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos. Recebemos pacientes de todo o Brasil, que procuram excelência em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos por um especialista com atuação somente nessa área.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811