Médico Especialista para Síndrome do Canal de Guyon

O Dr. Thomas Marcolini é o médico especialista para a síndrome do canal de guyon que tem como principal objetivo unir atendimento humanizado, transparência médica e tecnologia de ponta, proporcionando tratamentos seguros, precisos e eficazes.

Entre em contato

Dr. Thomas Marcolini - Médico especialista Neurocirurgião para a Síndrome do Canal de Guyon

O Dr. Thomas Marcolini é médico especialista para a síndrome do canal guyon. Graduado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial. É Preceptor da Residência de Neurocirurgia e  Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças  e Hospital N. Sra. do Pilar - Curitiba/PR. Já palestrou em diversos países e hoje é referência nacional em cirurgia de nervos periféricos e Síndrome do Túnel do Canal de Guyon.

O que é Síndrome do Canal de Guyon?

Você sente formigamentos no 4 e 5 dedos durante a noite?

A Síndrome do Canal de Guyon (SCG) é uma compressão do nervo ulnar quando ele passa por um canal estreito na região do punho. Existe grande relação com traumas na região e com movimentos repetitivos.

Médico Especialista em Síndrome do Canal de Guyon

Anatomia e função do nervo ulnar

O nervo ulnar é um dos três principais nervos da mão. Ele desce do pescoço, vai até o cotovelo através do epicôndilo medial (ossinho do cotovelo). No antebraço ele passa sob os músculos em direção a mão e dedo mínimo. O nervo ulnar controla seus movimentos da mão e fornece sensação do 4º e 5º dedos.

Quais são os sintomas da Síndrome do Canal de Guyon?

Quais são os sintomas da Síndrome do Canal de Guyon?

Os principais sintomas da síndrome do canal de guyon são formigamentos no 4º e 5º dedos associado a perda de sensibilidade. Nos casos mais graves há perda de força dos dedos e a mão em garra. Normalmente o paciente refere piora dos sintomas ao dormir com a mão dobrada durante a noite.

Quais as causas da Síndrome do Canal de Guyon?

As principais causas da síndrome do canal de guyon incluem:


  • Uso excessivo de celular;
  • Esportes bicicleta/ciclismo;
  • Trabalho com ferramentas vibratórias;
  • Artrite articular;
  • Cistos ganglionares;
  • Trauma agudo ou repetitivo;
  • Tumores;
  • Coágulos de sangue;
  • Fraturas de ossos da mão;
  • Sinovite (inflamação da membrana sinovial).


Quais as causas da Síndrome do Canal de Guyon?

Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Canal de Guyon?

Como é o diagnótico da síndrome do canal de Guyon

Para o diagnóstico da síndrome do canal de guyon, o médico fará uma avaliação minuciosa dos sintomas apresentados, análise do histórico médico, resultado do exame físico e de imagens como, ressonância magnética ou ultrassonografia. Outro exame que pode ser utilizado para diagnóstico é a eletroneuromiografia, o qual auxilia nos casos de diagnóstico diferencial e quantifica a gravidade da patologia.

Tratamentos para Síndrome do Canal de Guyon

Tratamentos para Síndrome do Canal de Guyon

O tratamento para síndrome do canal de guyon é realizado de acordo com o grau de complexidade e comprometimento da patologia. Quando o quadro leve, sem perda sensitiva ou motora, apenas o tratamento conservador pode ser resolutivo, com o uso de medicação prescrita e mudanças de hábitos (como o uso de almofadas acolchoadas de descanso e aplicação de compressas frias). Quadros onde há perda sensitiva ou motora da mão, uma microcirurgia pode ser necessária, visando preservar a função da sua mão.

Descompressão do nervo ulnar

O procedimento cirúrgico de descompressão do nervo ulnar é recomendado para pacientes que não apresentam melhora com o método de tratamento conservador, ou em casos onde o paciente apresenta perda de força e sensibilidade caracterizando o quadro como moderado ou grave. O procedimento é realizado da maneira mais segura possível, com alta hospitalar no mesmo dia. A idéia aqui é preservar a função da mão!

Como é a recuperação da microcirurgia de descompressão do nervo ulnar?

A recuperação da cirurgia de descompressão do nervo ulnar é rápida, isso significa que você receberá alta no mesmo dia. Seu punho será protegido com um curativo, porém com livre movimentação para os dedos. Algumas orientações devem ser seguidas para diminuir o inchaço. 


No pós operatório imediato você estará livre para movimentar o braço, mãos e dedos. Indicamos acompanhamento com terapia ocupacional já na segunda semana após a cirurgia.

recuperação da cirurgia do canal de guyon

O que oferecemos no tratamento da Síndrome do Canal de Guyon?

Para restaurar a saúde e qualidade de vida de pacientes que sofrem com a síndrome do canal de guyon, o médico especialista Dr. Thomas Marcolini, oferece atendimento humanizado e tecnologia de ponta, para proporcionar diagnósticos e tratamentos precisos e eficazes.

"O mais importante é oferecer a qualidade de vida que você merece. Espero que essas informações tenham lhe ajudado de alguma forma. Esperamos também, poder lhe ajudar através dos nossos serviços médicos, sinta-se acolhido! Em caso de dúvidas ou caso queira uma avaliação, fique a vontade para agendar conosco." - Dr. Thomas Marcolini.


Dedicação exclusiva a patologias de Nervos Periféricos

O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos que buscam restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes.  Somos gratos por poder auxiliar pacientes de todo Brasil que vem até Curitiba para realizar seu procedimento conosco.

Agendar Consulta
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse a página Privacidade.
×
Share by: