Médico Especialista para Plexo Braquial

O Dr. Thomas Marcolini é o Médico Especialista Neurocirurgião para plexo braquial e demais patologias dos nervos periféricos. Unimos equipamentos de alta tecnologia a grande expertise profissional, para proporcionar diagnósticos e tratamentos precisos e eficazes. Nunca deixando de lado o tratamento Humanizado.


Entre em contato

Dr. Thomas Marcolini - Médico especialista para Plexo Braquial

O Dr. Thomas Marcolini é médico especialista com foco em Plexo Braquial. É graduado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, uma das principais universidades de medicina do país. Realizou residência em Neurocirurgia no HospitalMackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos e Plexo Braquial, Preceptor da Residência de Neurocirurgia e como Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças, Hospital N. Sra. do Pilar Curitiba/PR. Já palestrou em diversos países, hoje é referência nacional em Lesões de Plexo Braquial adulto e infantil.

Plexo Braquial

O plexo braquial é formado pelos nervos que saem do pescoço e vão em direção a mão, braço e ombro. Originam das raízes nervosas da medula (C5-T1) no pescoço, criando uma rede que se conecta e segue em direção a sua mão. Esses nervos controlam os movimentos de seus dedos, mãos, braços e ombros, permitindo que você levante o braço, digite no teclado ou jogue uma bola. Os nervos do plexo braquial estendem-se à pele sendo responsáveis pela sua sensibilidade e sentimento de dor.

Médico Especialista em Lesão de Plexo Braquial
O que é lesão do plexo braquial traumática?

O que é lesão do plexo braquial traumática?

A lesão do plexo braquial traumática é o corte, apertamento, ruptura ou avulsão dos nervos na saída do pescoço, causados na grande maioria dos casos por acidentes automotivos. Ela ocorre principalmente em paradas bruscas de motocicleta. As lesões traumáticas do plexo braquial (LTPB) são debilitantes e levam a perda de força do braço, sensibilidade e dor muito intensa. Causando um grande impacto na sua qualidade da sua vida. O tratamento correto é determinante nesse momento difícil.

Quais os tipos da lesão do plexo braquial

Tipos de lesões do plexo braquial

As lesões do plexo braquial são categorizadas de acordo com a forma que os nervos são danificados e sua gravidade.

Neuropraxia Do Plexo Braquial (Estiramento)

O também chamado de estiramento do plexo braquial (neuropraxia) ocorre quando os nervos são esticados até o ponto de lesão, mas não rompem. Nesse caso você já vê melhora dos movimentos nos primeiros dias até semanas.

Ruptura do Plexo Braquial


Em uma ruptura do plexo braquial, um alongamento vigoroso causa a ruptura do nervo, parcial ou totalmente. Esta é uma lesão mais séria do que a neuropraxia. As rupturas podem causar fraqueza no ombro, braço ou mão. Essas lesões também podem estar associadas a dores mais intensas.

Neuroma do Plexo Braquial

O neuroma do plexo braquial ocorre quando o tecido nervoso é lesado, o tecido cicatricial pode se formar à medida que o nervo tenta se reparar. Esse tecido cicatricial é chamado de neuroma e pode resultar em um nó doloroso em um dos nervos do plexo braquial.

Avulsão do Plexo Braquial


A avulsão do plexo braquial é a forma mais grave de lesão, ocorre quando a raiz do nervo está completamente separada da medula espinhal. Essa lesão é causada por acidente de alto impacto e necessita sempre de cirurgia precoce.

Quais as causas de lesões do plexo braquial?

Quais as causas de lesões do plexo braquial?

As principais causas de lesões do plexo braquial, incluem:


  • Trauma contuso (queda de moto);
  • Lesões esportivas;
  • Ferimentos por arma de fogo, onde o projétil rompe, ou atinge os nervos;
  • Lesão cirúrgica iatrogênica;
  • Tumor que invade o plexo braquial;
  • Radioterapia (tratamento com radiação danifica os nervos).


Quais os sintomas de lesão do plexo braquial?

Os sintomas de lesão do plexo braquial variam de acordo com a localidade e a complexidade da lesão. Contudo, os principais sintomas são dormência ou perda de sensibilidade na mão ou braço, incapacidade de controlar ou mover o ombro, braço, pulso ou mão já de imediato.  Com o tempo, o braço fica aparentemente pendurado (subluxado). Além disso após alguns dias, surgem queimações, ardências ou dores intensas e repentinas.

Quais os sintomas de lesão do plexo braquial?

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de lesão do plexo braquial é realizado através de alguns testes realizados pelo especialista com foco em plexo braquial, além de exames de imagem da área do pescoço e ombro para identificar os nervos que foram lesionados. Como principal exemplo temos a ressonância magnética. Além desse, a eletroneuromiografia é um bom exame para avaliar a melhora do paciente, nesse exame utiliza-se eletrodos de agulha para determinar a função nervosa e a atividade elétrica, incluindo um estudo de condução nervosa e eletromiograma.

Como é o diagnóstico da Lesão do plexo braquial?

Tratamentos para lesão de plexo braquial

O tratamento para lesão do plexo braquial varia de acordo com o tipo e grau de complexidade da lesão. Nós oferecemos um especialista para Plexo Braquial referência nesse tipo de tratamento. Dr. Thomas Marcolini explica um pouco sobre o assunto abaixo

Tratamento para Lesão do Plexo Braquial?

Tratamento não cirúrgico

Em casos de baixa complexidade com melhora completa nos primeiros dias, a fisioterapia somente pode ser satisfatória. Asocciada a medicações para controle da dor.

Qual a cirurgia para o plexo braquial?

Microcirurgia do plexo braquial

Em casos de pacientes com alta complexidade, com ruptura, avulsão ou estiramento grave, o paciente deve ser submetido a microcirurgia do plexo braquial para melhora da força e sensibilidade. O tratamento quanto mais precocemente realizado, melhor resultados apresentará. 

Acompanhamento da lesão do plexo braquial

Acompanhamento

O Dr. Thomas Marcolini realiza acompanhamento especializado para cada paciente, com o objetivo de acompanhar a evolução do quadro e programar o melhor momento cirúrgico. Atendemos de maneira presencial ou através de teleconsulta de qualquer lugar do Brasil. Durante o período de acompanhamento o paciente realizará consultas periódicas.

Quais são os efeitos a longo prazo da lesão de plexo braquial?

Os efeitos a longo prazo da lesão do plexo braquial quando não tratada  são deficiência motora definitiva, sem recuperação. A cirurgia precoce ajuda a reinervar o músculo ainda existente e sadio. Além da força, a falta de sensibilidade e a dor neuropática crônica comprometem seriamente a saúde e a qualidade de vida do paciente. A cirurgia precoce permite maior recuperação.

Quais são os efeitos a longo prazo da lesão de plexo braquial?

O que oferecemos no tratamento da Lesão do Plexo Braquial?

A equipe do médico especialista para lesão de plexo braquial, Dr. Thomas Marcolini, oferece tratamento especializado para pacientes que buscam atendimento humanizado e tecnologia de ponta para tratar patologias que acometem os nervos do braço. Atualmente nos dedicamos a esse tipo de lesão e portanto temos familiaridade nesse tipo de tratamento.

"O mais importante é oferecer a qualidade de vida que você merece após uma Lesão do Plexo Braquial. Espero que essas informações tenham lhe ajudado de alguma forma. Esperamos também, poder lhe ajudar através dos nossos serviços médicos, sinta-se acolhido! Em caso de dúvidas ou caso queira uma avaliação, fique a vontade para agendar conosco." - Dr. Thomas Marcolini.


Médico com dedicação exclusiva a Lesões do Plexo Braquial

O médico neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados, com dedicação exclusiva a patologias de plexo braquial que buscam restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado. Atualmente recebemos pacientes de todo o Brasil.

Agendar Consulta
Share by: