O médico especialista com ênfase em lesão do laríngeo recorrente é o Dr. Thomas Marcolini, um profissional altamente capacitado para tratar lesões e patologias que acometem os nervos periféricos e o plexo braquial, com ética e humanização.
O Dr. Thomas Marcolini, especialista neurocirurgião para rouquidão (lesão de laríngeo recorrente), é graduado em medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, uma das principais universidades de medicina do país. Realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da equipe de neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos, Preceptor da Residência e como Membro do corpo clínico de neurocirurgia dos Hospitais N. Sra. das Graças, N. Sra. do Pilar Curitiba/PR. Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileria da Neurocirurgia. Já palestrou em diversos países, é referência no assunto de nervos periféricos.
A lesão de laríngeo ocorre após as cirurgias de pescoço, coluna ou tórax. O nervo que participa diretamente do funcionamento das cordas vocais, quando afetado, gera rouquidão pós-operatória que não melhora ao longo do tempo.
O principal sintoma da paralisia unilateral do nervo laríngeo recorrente é a voz que se apresenta rouca e soprosa, neste caso o início dos sintomas ocorre logo após uma cirurgia de tireóide ou uma cirurgia cervical.
As principais causas da rouquidão estão relacionadas às cirurgias cervicais, cirurgia de hérnia de disco cervical, ressecção de tumores cervicais, cirurgia de aneurisma de aorta e cirurgias de tireóide.
O diagnóstico de rouquidão, causado pela lesão de laríngeo recorrente, é baseado na laringoscopia. A avaliação é guiada por anormalidades identificadas em história e exame físico do paciente. O especialista poderá solicitar outros exames para auxiliar na conclusão do diagnóstico.
O tratamento vai desde uma descompressão do nervo comprimido, até uma reconstrução do mesmo utilizando enxerto ou transferência nervosa. O método de tratamento é definido de acordo com grau de complexidade da patologia.
O especialista com foco em nervos periféricos e plexo braquial, Dr. Thomas Marcolini, oferece tratamento especializado para a rouquidão. A equipe une expertise profissional e tecnologia de ponta para proporcionar resultados precisos e eficazes.
O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla equipe de especialistas altamente qualificados, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos, que buscam restaurar a saúde e qualidade de vida dos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811