O médico especialista neurocirurgião para síndrome do desfiladeiro torácico é o Dr. Thomas Marcolini. O médico especialista oferece atendimento humanizado e tecnologia de ponta para a realização de consultas, exames, tratamentos e cirurgias minimamente invasivas.
O médico especialista para a síndrome do desfiladeiro torácico, Dr. Thomas Marcolini, é formado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Em 2015 realizou Residência em Neurocirurgia no Hospital Mackenzie de Curitiba, onde foi convidado a se tornar preceptor da neurocirurgia. No fim desta residência teve início um Peripheral Nerve Fellowship (programa de complementação especializada) onde se dedicou exclusivamente para área de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial. Reconhecimento de um trabalho de excelência que vem sendo executado pelo neurocirurgião, atualmente o Dr. Thomas atua na linha de frente do Hospital Mackenzie como Coordenador da Especialidade com foco em Nervos Periféricos, Preceptor da Residência de Neurocirurgia e como Membro do corpo clínico dos Hospitais N. Sra. das Graças, N. Sra. Do Pilar - Curitiba/PR.
Já palestrou em diversos países e hoje é refrerência nacional em cirurgia de nervos periféricos e Síndrome do Desfiladeiro Torácico.
Atrofia, dor e formigamentos em mão e antebraço, principalmente quando dormir em cima do braço. A Síndrome do desfiladeiro torácico é definida como uma compressão do plexo braquial ao passar na parte inferior do pescoço para a axila. Todos os sintomas pioram ao levantar os braços acima do pescoço, como quando vamos colocar roupas no varal ou lavar a cabeça no banho.
Existe diferentes causas e tipo de de síndrome do desfiladeiro torácico.
A síndrome do desfiladeiro torácico neurogênico ocorre quando os nervos que vão do pescoço ao braço (o plexo braquial) são comprimidos. Mais de 90% dos casos são neurogênicos.
A síndrome dos desfiladeiro torácico venoso ocorre quando uma veia é comprimida, podendo levar à trombose, 5% dos casos são venosos.
A síndrome do desfiladeiro torácico da artéria ocorre quando uma artéria é comprimida. Apenas 1% dos casos são arteriais.
Os sintomas da síndrome do desfiladeiro torácico variam de acordo com o tipo do desfiladeiro. Variam também em sua intensidade. Pacientes que trabalham mais com as mãos por longos períodos sentem mais dores nas costas e braços. Relatam também formigamentos, principalmente a noite. Dias estressantes e longa carga de trabalho fazem com que suas noites se tornem um pesadelo.
Os principais sintomas do desfiladeiro torácico neurogênico (dos nervos) são dor ou fraqueza no braço e mão, formigamento ou desconforto nos dedos, braço que cansa rapidamente, atrofia e fraqueza da mão.
Os principais sintomas da síndrome do desfiladeiro torácico venoso incluem inchaço do braço, mão e dedos. Formigamento doloroso da mão e braço. Veias muito proeminentes principalmente nos períodos de crise.
Os sintomas da síndrome do desfiladeiro torácico arterial incluem mão fria e pálida, dor na mão e no braço, especialmente durante os movimentos do braço acima da cabeça, embolia (bloqueio) de uma artéria além do aneurisma da artéria subclávia.
A principal causa da síndrome do desfiladeiro torácico está relacionada a uma anormalidade congênita (desde o nascimento). A patologia pode também ser decorrente de uma lesão, causada por um acidente.
Entre 1% e 3% da população tem uma costela cervical, que pode crescer de um lado ou de ambos. Ter essa variação anatômica aumenta a chance de compressão de nervos ou vasos sanguíneos que passam nesse pequeno espaço entre músculos e ossos.
Músculo anormal ou formação da primeira costela, algumas pessoas podem ter um músculo escaleno extra ou aberrante (um músculo interno do pescoço) ou uma primeira costela ou clavícula anormais. Essas deformações podem comprimir os vasos sanguíneos ou nervos.
Muitos pacientes relatam que seus sintomas iniciaram após algum acidente, principalmente uma lesão cervical em chicote (parada de carro brusca).
Com o excesso de musculação, os músculos do pescoço podem comprimir os nervos, resultando em síndrome do desfiladeiro torácico.
Atuamos há diversos anos na cirurgia de Nervos Periféricos. Já atendemos e realizamos tratamentos em pacientes de todo o mundo.
Os movimentos braçais repetitivos como a prática de natação, beisebol, cabeleireiros ou outros empregos que exigem braços levantados são mais susceptíveis a desenvolver a síndrome do desfiladeiro torácico.
O aumento de peso como ocorre com a massa muscular extra, a gordura extra no pescoço pode comprimir os nervos ou vasos subclávios, desenvolvendo a síndrome do desfiladeiro torácico.
Em raras ocasiões, um tumor no pescoço pode ser a causa da compressão do nervo, causando a síndrome do desfiladeiro torácico.
O diagnósticoda síndrome do desfiladeiro torácico é realizado através do exame físico e clínico do paciente. Através de manobras provocativas para verificar a presença dos sintomas. Outra avaliação importante ocorre através dos exames de imagem como a ressonância e ultrassonografia.
O tratamento para síndrome do desfiladeiro torácico é realizado de acordo com a síndrome que acomete o paciente, desfiladeiro torácico, neurogênico ou vascular, e o grau de sua complexidade.
O tratamento para síndrome do desfiladeiro neurogênico é comumente realizado através de fisioterapia inicialmente. Caso o tratamento fisioterápico não alivie os sintomas, pode surgir a necessidade de uma microcirurgia.
O tratamento para síndrome do desfiladeiro torácico venoso é inicialmente com reabilitação. Caso o tratamento de inicial não alcance prognósticos positivos, o paciente poderá ser submetido a microcirurgia recomendada para SDT.
O tratamento para síndrome do desfiladeiro torácico arterial, pode incluir o uso de medicação (anticoagulantes) e reconstrução ou substituição da artéria, se a artéria tiver um aneurisma ou contiver um coágulo. A cirurgia é recomendada para SDT arterial em casos graves ou refratários.
O tratamento bilateral para a síndrome do desfiladeiro torácico é realizado em pacientes que apresentam a patologia dos dois lados. Pessoas com diagnóstico de SDT de um lado devem ter o outro lado sempre investigado, o tratamento é realizado de acordo com a causa da patologia
Para restaurar a saúde e qualidade de vida de pacientes que sofrem com a síndrome do desfiladeiro torácico, os especialistas que integram a equipe do Dr. Thomas Marcolini, oferecem atendimento humanizado e tecnologia de ponta, para proporcionar diagnósticos e tratamentos precisos e eficazes.
O neurocirurgião, Dr. Thomas Marcolini, possui uma ampla capacidade técnica para esse tipo de cirurgia. É altamente qualificado, com dedicação exclusiva a patologias de nervos periféricos. Buscamos restaurar a saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes, através de técnicas minimamente invasivas e atendimento humanizado.
Minha missão é oferecer o melhor cuidado possível, aliando excelência técnica e acolhimento. Dessa forma, busco garantir a satisfação e o bem-estar de cada paciente que confia a mim a responsabilidade de cuidar de sua saúde e qualidade de vida.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811