1. A lesão pode levar à perda do paladar de um lado da língua. Além da Parestesia lingual. A perda do paladar acarreta outros problemas como ganho excessivo de peso devido maior necessidade de ingesta alimentar e menor saciedade ao comer.
2. Essa dor neuropática pode surgir após algumas semanas ou meses após a lesão. Normalmente afeta uma metade da língua e tem caráter em queimação. Seu tratamento medicamentoso é realizado com uso de anticonvulsivantes ou antidepressivos tricíclicos (medicações para dor neuropática).
3. O risco é muito maior quando o siso retirado é o inferior🦷🦷🦷!! A anatomia importa muito durante a extração dentária. Visto que o nervo lingual possui trajeto justo ao dente inferior, o risco é maior durante esse procedimento. Já realizou sua retirada do dente do siso? Espero não ter aumentado sua ansiedade com essa informação.
4. Fique tranquilo, essa lesão é rara e normalmente o paciente apresenta melhora espontânea da dor e do paladar após algumas semanas. Normalmente trata-se de uma neuropraxia (somente há manipulação do nervo sem lesão). Portanto os sintomas melhoram sem necessidade de uma cirurgia no local.
5. Caso não haja melhora após 3 meses, você provavelmente tem uma lesão do nervo lingual. Para isso existe a possibilidade de uma cirurgia para reconstrução do nervo. Apesar de pouco conhecido, esse procedimento é uma saída para quem apresenta e sofre desse problema. As dores são intensas e afetam de maneira importante a qualidade de vida de quem as possui.
Uma cirurgia intraoral com reconstrução Nervosa pode ser realizada por um neurocirurgião de nervos periféricos visando melhora da dor e recuperação da sensibilidade.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811