Formigamento, dor e perda de força. Pior durante a noite ou ao utilizar as mãos.
Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no punho. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões que movimentam a mão e os dedos. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do túnel do carpo provoca compressão nervosa e piora dos sintomas.
A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo). Muito frequente em profissionais que trabalham com costura, digitação ou instrumentistas.
Existem também causas traumáticas, inflamatórias, hormonais, medicamentosas e tumorais.
O principal sintoma é o FORMIGAMENTO que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na mão. A evolução da síndrome leva a atrofia e perda da força dos músculos da mão com dificuldade de manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.
Entendeu bem o que é a síndrome do túnel do carpo?
No quadro inicial pode ser realizado controle medicamentoso, mudança dos hábitos de vida e uso de órteses para alívio dos sintomas. Porém, quando o quadro é refratário ou surge atrofia muscular, a cirurgia deve ser indicada para preservar a função da mão e melhorar a sua qualidade de vida.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811