Apesar de ser um problema frequente, os casos GRAVES ou seja, em que o nervo foi cortado, são RAROS!!! Quer saber se você é um desses? Siga lendo o post!
Pessoal, primeiro de tudo, entenda o seguinte... ☝️
É muito importante ter calma e conhecimendo sobre essa lesão. Retirou o dente do Siso e depois a língua começou a queimar?Vamos lá!!! 💪💪💪
Se seus sintomas pegam somente a língua, provavelmente o nervo afetado foi o lingual!!👅
Se pegam os dentes, lábio inferior e vão até o queixo, foi o alveolar inferior ou mentoniano!
Quais os sintomas?
São esses: Queimação, choques, pontadas, dor, sensação de língua inchada, formigamentos, facadas.
Certo, mas o que eu faço agora?🤷
Primeiro de tudo, saiba que a lesão grave do nervo é muito rara, normalmente há uma lesão leve que acaba melhorando após algumas semanas.
Mas e como saber se eu tenho uma lesão grave ou leve? Podemos realizar uma ressonância do nervo (método menos confiável) e seguir acompanhando a evolução dos sintomas.
Mas como assim? Só seguir acompanhando?
Simples!! Se a dor, os choques ⚡🔥começam aliviar, o paladar e o toque começarem a retornar, significa que o nervo não foi cortado e provavelmente a região está sendo reinervada.
Se a falta de sensibilidade continua da mesma forma, sem evolução mesmo após 3 meses... A chance da lesão ter sido grave é grande!📉
Mas não precisa de um exame para ter certeza de que o nervo foi afetado? 🔍
Seria muito bom ter um exame 100% confiável que mostrasse isso. Mas infelizmente nem sempre é assim. Se seu nervo estiver bom no exame e você não recuperou seus sintomas após vários meses.. Será que na realidade a lesão não foi grave e o exame não mostrou???🤔🤔🤔
Pois então, na minha experiência, o tempo e a melhora ou piora dos sintomas são a chave do diagnóstico! Confio muito nisso!
Outra coisa importante é a seguinte! Se suas dores e sintomas neuropáticos forem muito intensos, você precisa controlar através de medicação. Ok?
Isso evita que sua dor se torne crônica!
Acompanhe com um especialista para ele te auxiliar com medicações e seguir avaliando seus sintomas!
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811