Entenda como podemos utilizar o nervo da língua para reanimar o rosto!!
Pergunta: Você sabia que podemos utilizar o nervo da língua (ou melhor, parte dele) para reinervar o rosto?
Aprenda mais um pouco sobre esse assunto abaixo!!!
Resposta: O nervo hipoglosso(da língua) apresenta em média 9200 axônios (fios de energia). Outra opção de nervo doador é nervo masseter(da mastigação). Esse nervo apresenta cerca de 600-800 axônios. Portanto, mesmo que utilizemos metade do nervo hipoglosso, ainda temos cerca de 5-6 vezes mais energia para reinervar a face do que com a técnica utilizando o masseter. Por isso ele é utilizado como doador para o nervo facial como um todo (sendo assim reinervando todas suas divisões).
Mais axônios significam maior tônus! Mais tônus significa melhora da rima labial, melhora do fechameno ocular, melhora da deglutição em sua fase oral e fonação.
Pergunta: Doutor, quando o senhor utiliza o nervo da mastigação para fazer essa cirurgia?
Resposta: Quando o nervo hipoglosso está lesionado. Quando o paciente apresenta alguma dificuldade de deglutição ou atrofia de língua. Quando estamos muito próximos aos 2 anos ou já se passaram de dois anos.
Pergunta: Quem são os pacientes que devem realizar a cirurgia (neurotização) hipoglosso facial?
Resposta: Pacientes com lesão do nervo facial intracrania. Por exemplo quem realizou uma cirurgia de Neurinoma do acústico (tumor próximo ao tronco encefálico) e teve como déficit pré ou pós operatório a paralisia facial grave. Outros pacientes que também podem se beneficiar desse procedimento são os que apresentam paralisia facial grave após fratura de base de crânio sem melhora com a descompressão nervosa.
Pergunta: A melhora do tônus serve somente para melhora estética?
Resposta: Absolutamente não! A melhora do tônus melhora a proteção do olho contra úlcera de córnea e cegueira. Melhora a alimentação, evitando que a comida caia da boca durante um jantar por exemplo. Auxilía a evitar acúmulo de alimentos na cavidade oral e assim melhorando o estado de conservação dos dentes. Além de ajudar no tônus da bochecha o que leva a melhora da fala!
Os benefícios são imensos para melhorar a auto estima e trazer qualidade de vida a um paciente com lesão do nervo facial grave.
Pergunta: Posso realizar esse procedimento a qualquer momento após a paralisia facial?
Resposta: Não! Infelizmente esse procedimento está reservado para pacientes com menos de dois anos de lesão do nervo facial. Após esse período a chance de sucesso cai muito! Os músculos da face sofrem atrofia sem sua inervação. Essa atrofia é considerada irreversível após 2 anos de paralisia.
Portanto tempo é músculo, tempo é face! E o tempo está diretamente ligado a melhor resultado cirúrgico.
Apesar das cirurgias de reconstrução do nervo facial terem sido descritas há um longo tempo, seus resultados evoluíram muito nos últimos anos. A possibilidade de reconstrução nervosa utilizando parte do nervo da língua é algo que muda totalmente a qualidade de vida do paciente.
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811