A lesão do plexo braquial ocorre quando os nervos que controlam o movimento do braço são feridos. A maior causa desse tipo de lesão são os acidentes de moto!!! Porém o dano aos nervos no pesço podem também ser causados por tiros, facadas e fraturas. Este tipo de lesão geralmente requer cirurgia para reparar o dano causado.
A lesão do plexo braquial é uma lesão dos nervos que controlam o movimento das extremidades superiores(braços). Esses nervos se originam no pescoço e viajam pelos ombros e pelos braços. Eles são responsáveis por controlar os músculos que movem os dedos, mão, punho, cotovelo, antebraço e ombro.
Existem dois tipos principais de lesões do plexo braquial: traumáticas e não traumáticas.
Cada lesão pode afetar de forma diferente cada nervo demonstrado acima. Por isso alguns pacientes movimentar mais a mão que o ombro e outros não tem nenhum movimento.
Lesões traumáticas são causadas por trauma direto ao nervo ou seus tecidos circundantes.
As lesões não traumáticas são devidas à compressão do nervo ou de suas estruturas circundantes por inflamação, alterações hormonais ou tumores.
Além dessa categoria acima, cada nervo pode sofrer:
Se você sofre de Lesão do plexo braquial, existem várias opções de tratamento disponíveis. Dependendo da gravidade da lesão, a cirurgia pode ser necessária. No entanto, tratamentos conservadores, como fisioterapia e exercícios de reabilitação, também podem ajudar a melhorar os sintomas. Lembre-se, o tratamento precoce, de preferência com menos de 6 meses da lesão, apresenta melhor resultado!
Após uma lesão no plexo braquial, a recuperação varia de acordo com o tipo de lesão sofrida e a sua gravidade. Em geral, pacientes com plexopatia braquial completa demoram mais para se recuperar do que aqueles com lesões parciais. Ambos provavelmente necessitarão de cirurgia, porém a lesão completa apresenta menor grau de recuperação. Os pacientes que passam por intervenção cirúrgica geralmente precisam esperar pelo menos seis meses antes de retornar ao trabalho. Casos mais graves podem demorar muitos anos para retornar ao trabalho, devido o seu déficit neurológico permanente.
G54.0 = Transtornos do Plexo Braquial (abrange qualquer lesão que ocorreu nos nervos do Plexo).
S14.3 = Traumatismo do Plexo Braquial (refere as lesões que ocorrem devido a um acidente).
P14 = Lesão do Plexo Braquial ao nascimento
R52.2 = Outra dor crônica
R52.1 = Dor crônica intratável (para casos que não tem boa resposta ao tratamento da dor).
Se você planeja fazer uma cirurgia, converse com seu médico sobre como se preparar física e mentalmente para o procedimento. Você também deve discutir quaisquer medicamentos que possa estar tomando, bem como quaisquer outros problemas médicos que possa ter. Lembre-se seu conhecimento e participação no tratamento está intimamente ligado ao sucesso da cirurgia.
Últimas dicas valiosas caso tenha sofrido uma lesão....
Quer saber mais informações sobre a lesão do plexo braquial? Clique abaixoi!!
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811