A paralisia facial pode ser um desafio, mas com a orientação certa, é um obstáculo que você pode superar. Vamos descobrir o que é e como podemos enfrentá-la juntos.
Várias condições podem levar à paralisia facial. Conhecê-las é o primeiro passo para um plano de tratamento eficaz.
Algo que lesionou o nervo temporariamente pode estar ligado a doenças virais, infecções, tumores, dentre outros. Portanto, caso você ainda não saiba a real causa do seu problema, procure imediatamente um especialista.
Caso você já tenha um diagnóstico, siga com o nosso roteiro para ajuda-lo em sua recuperação!
Exercícios faciais são um aliado valioso no combate à paralisia facial. Ajudam a fortalecer os músculos, melhoram a coordenação e aceleram a recuperação. Vamos descobrir quais são os melhores?
Primeiro de tudo, aqui temos 9 exercícios que te auxiliam no relaxamento da musculatura, para evitar rigidez e sincinesias!
Podem ser feitos em casa.
Eles não devem ser realizados com força. Como já explicamos no nosso blog, evite sempre caretas, exercícios de mastigar e choques no seu rosto. Isso só piorará o seu resultado!
A função dos exercícios abaixo é liberar a musculatura para que os movimentos do seu rosto possam ser realizados de maneira leve e eficaz. Não confunda força, com movimento. Isso pode ser verdade na musculatura da perna ou do braço. Mas não é uma verdade nos músculos do seu rosto. Força leva a ausência de movimento.
Primeiro lave bem as mãos ou calce luvas. Com dois dedos, você irá fazer uma liberação começando de cima para baixo, como na figura. Lembre-se de fazer movimentos leves e finos, para relaxar os músculos. Faça 20 repetições 2 vezes.
Aqui deve ser utilizado o polegar para masssagear a mesma muscula por dentro da boca, como na imagem. Faça 20 repetições 2 vezes.
Nesse exercício podemos realizar com os dedos indicador, médio e polegar por fora e por dentro da boca. Nele, você deve fazer movimentos do queixo em direção ao lábio, de maneira suave para liberar os músculso que puxam a boca para baixo. Faça 20 repetições 2 vezes.
Utilizando o polegar e indicador, faça movimentos de baixo para cima, logo acima dos olhos. Movimentos leves para liberação da musculatura da testa. O exercício pode também ser realizado com as duas mãos como na figura abaixo. Faça 20 repetições 2 vezes.
Nesse exercício utilizando o indicador e polegar você deve realizar uma massagem circular nessa região da figura abaixo. Faça 2 vezes de 20 repetições.
Nesse caso, deve-se realizar as duas formas. Com a mão aberta de cima para baixo. E com o polegar e indicador das duas mãos, fazendo um pinçamento e massagem leve na musculatura do plastima. Faça 2 vezes de 20 repetições.
Aprenda tudo sobre paralisia facial nos links abaixo!
Deve ser realizado de duas formas, com o indicador e dedo médio das duas mãos como na figura do lado esquerdo. Fazendo uma massagem leve na musculatura de fora para dentro. E também com o polegar por dentro da boca, no sentido da fibra muscular que levanta o lábio superior. Faça 2 vezes de 20 repetições.
Com um e dois dedos no interior da boca, realize movimentos do fundo para o canto da boca. De maneira suave visando liberar esse músculo. Realize 2 vezes de 20 repetições (Uma com 1 dedo, outra com dois dedos).
Exercício para soltar a musculatura da boca e nariz. Com movimentos leves, faça massagem com a mão dentro da boca realizando massagem de dentro para fora. Movimentos leves para soltar os músculos. O mesmo deve ser feito no nariz. Circundando o nariz com movimentos finos para que a musculatura relaxe. Faça 2 vezes de 20 repetições.
Atenção! Esses exercícios não dispensam o acompanhamento de um bom médico e uma boa fisioterapeuta ou fonoaudióloga!!!
Todos os direitos reservados para o Dr. Thomas Marcolini
Responsável técnico:
Dr. Thomas Marcolini ® RQE 26510 CRM 33811